Você sabe o que é o PASEP? Veja quem tem direito a ele
O PASEP é um benefício muito importante e que pertence a alguns trabalhadores brasileiros. Nem todo mundo sabe quem pode acessar o PASEP e como funciona o pagamento deste valor. Por isso, o texto a seguir estará esclarecendo as suas dúvidas quanto ao PASEP 2023. Veja seguir do que se trata e quem pode receber.

O que é o PASEP?
Muita gente acha que o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é um valor a mais que o trabalhador recebe em alguns casos, mas na verdade, ele é responsável pela contribuição de diversos benefícios, como o seguro desemprego, por exemplo.
O PASEP será responsável pelo pagamento do Abono Salarial 2021, e é por isso que muita gente acaba chamando o recebimento deste benefício de PASEP.
Qual a diferença entre PIS E PASEP?
Quem conhece o PASEP, acaba sabendo também do PIS. Os dois benefícios são muito confundidos por ter a mesma finalidade de proporcionar o pagamento de benefícios para o trabalhador brasileiro.
Mas qual a diferença entre eles?
O PASEP é diretamente voltado para os servidores públicos e o pagamento do abono salarial para este programa é gerenciado pelo Banco do Brasil. Enquanto quem irá receber de acordo com a tabela PIS 2023, sendo funcionário de empresa privada, receberá o seu benefício através da Caixa Econômica Federal.
Como é efetuado o pagamento do benefício?
Tanto o PASEP, como o PIS, terá um calendário específico para o pagamento do abono salarial. Vale lembrar que esses recursos são direcionados a públicos diferentes e não serão pagos na mesma data. Fique atento ao calendário PIS 2023 de acordo com o seu programa!
O valor do abono salarial deve ser de até um salário mínimo, sendo proporcional ao tempo de serviço prestado pelo trabalhador. A distribuição dos valores é efetuada em lotes, dando prioridade a quem se encontra em situação considerada prioritária. Por isso, é importante que você acompanhe a tabela do PIS ou do PASEP, a fim de saber quando sairá o seu lote.
Quem pode receber?
Se você ainda não sabe se tem direito ao saque do abono salarial, veja a seguir os requisitos que classificam os beneficiados do PIS e do PASEP:
- Ter registro na CLT há, pelo menos, cinco anos;
- Receber durante ao ano até dois salários mínimos por mês;
- Ter trabalhado, no mínimo, trinta dias (corridos ou não) por intermédio da carteira de trabalho assinada
- Estar com seus dados devidamente cadastrados no RAIS.