Redução de alíquota de impostos é adiada para o próximo ano

Redução de alíquota de impostos é adiada para o próximo ano

No estado brasileiro, desde 2004, calcula-se o IPVA Amazonas aplicando-se sobre a base de cálculo as seguintes alíquotas:

  • 4,0%Automóveis, veículos de uso misto e utilitários.
  • 3,0%Caminhonetes de carga e furgão.
  • 2,0%Automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público comprovada mediante registro no órgão de trânsito na categoria aluguel.
  • 2,0%Motocicletas e similares.
  • 1,0%Veículos de locadoras.
  • 1,0%Ônibus, micro-ônibus, caminhão, caminhão trator.

O IPVA Pará poderá ser parcelado em até 3 parcelas mensais sucessivas, de acordo com o calendário de pagamento. O parcelamento do IPVA pode ser feito a qualquer momento, mesmo que o usuário tenha deixado passar a data da primeira parcela, ainda terá direito ao parcelamento.

O cálculo funciona a partir da situação do veículo, para veículo novo, a base de cálculo do IPVA 2019 MG é o preço total que consta no respectivo documento fiscal de venda. Nesse caso, se o veículo é de procedência estrangeira, a base de cálculo é o preço que consta no documento de desembaraço aduaneiro, acrescido dos demais tributos e encargos, ainda que não recolhidos pelo importador, nessa situação muitos proprietários são pegos de surpresa por não obterem essa informação antecipada.

Não deixe também de conferir o imposto em outros estados, como o IPVA Tocantins.

Já para o veículo usado, a base de cálculo do IPVA MG 2019 é o preço médio praticado no mercado, no final do exercício anterior ao da cobrança, divulgado pela Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais. O cálculo foi reduzido referente a veículos movidos à álcool em 30%.

Agora que você já sabe como é feito o cálculo IPVA, fique por dentro do que está sendo cobrado no seu imposto. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019 Gama GOL