Quanto Ganha um Professor

Quanto Ganha um Professor

Uma das profissões mais importantes para qualquer país, e uma das mais desvalorizadas no nosso Brasil é o professor. O professor não possui um plano de carreira especifico. Para se tornar professor existem dois caminhos que podem ser seguidos:

Você pode ingressar numa faculdade de licenciatura de sua preferência, onde adquirirá conhecimento a respeito da área escolhida e da área pedagógica. Com esse conhecimento você pode começar dando aulas em escolas públicas, particulares, cursos preparatórios e/ou pré-vestibulares, aulas particulares e etc. Cada uma destas escolhas pode influenciar nos seus ganhos.

O estado não divulga exatamente quanto um professor da rede pública ganha. Mas pode variar de R$1,000 a R$2,000 de acordo a carga horaria adotada. Isso para aulas no ensino fundamental e médio. Futuramente o professor pode estudar um mestrado e um doutorado com uma pós-graduação para poder exercer a função de professor universitário. Aqui o seu salário pode aumentar para até dez mil reais. Porém o tempo para alcançar este ponto é longo. Um professor na rede pública pode vir a se tornar diretor ou reitor na escola/faculdade futuramente. Com isso seu salário aumenta em torno de dez por cento devido as novas responsabilidades.

O valor recebido pelo professor, costuma ser pago de acordo com o salário mínimo 2023 em alguns caso, por isso, você deve estar sempre atento ao mesmo.

Leia também sobre o Salário Maternidade 2023!

O professor pode também receber por aulas em cursos pré-vestibulares. Neste caso dependendo da empresa e do estado ele pode receber de cinquenta até duzentos por aula. Ou algumas empresas de cursos pagam por hora. Como professor particular, cabe ao profissional fazer o seu preço de acordo a sua demanda e bagagem oferecida

A segunda forma de se tornar professor é adquirir conhecimento em determinada área (engenharia, direito, enfermagem, etc.) seja por cursos técnicos ou bacharel e fazer uma requisição de licenciatura para poder dar aulas. Neste caso o profissional não possui ainda o conhecimento pedagógico e deve adquiri-lo por meio de um breve curso. Normalmente nestes casos formam-se professores universitários de áreas especificas ou professores de cursos técnicos.

Algumas pessoas (geralmente autodidatas) que possuem conhecimento sem certificado costumam oferecer aulas particulares e criar um nome forte para poder ingressar como professores de cursos ou para criar uma cartela de clientes se tornando autônomo.

Sobre isto, diversos professores concordam que, se você não tem paciência para a burocracia e má-organização do Estado, ser autônomo pode ser a melhor opção. Nisto encontra-se muitos professores conceituados e com grande conhecimento.

Independente do ganho, não há dúvidas que o principal pré-requisito para um bom professor é a vontade de ensinar.

Saiba também qual o aumento do salário minimo 2023 e quanto os trabalhadores que trabalham recebendo esse valor ganham.

Deixe um comentário

© 2024 Gama GOL